História

 

História

Surgido em 2002 a partir da união de alguns amigos entre eles; Jeff Lima, Adib Sallum, Marcelo Maynard, Sergio Pontarolli, Emerson Luis Vieira, Jackson Gonçalves entre outros, que gostavam de corrida o então CDA teve suas primeira provas nos kartódromos indoor de Curitiba como o Kart Marumbi no Marumbi Expo Center e o Mônaco Kart Indoor no Carrefour Pinhais. Em seu primeiro ano as corridas eram esparsas e geralmente a cada 2 meses. Já em 2003 o grid tomou corpo e as provas passaram a se disputadas nos Kartódromos de São José dos Pinhais e no Raceland. Nos anos seguintes as primeiras etapas fora da cidade foram feitas e Joinville foi a pioneira.

Com o passar dos anos o campeonato ganhou mais adeptos e com o crescente nível de pilotagem a expansão para um campeonato com separação de categorias de peso era o caminho natural e um diferencial que nos acompanha até hoje.

Como forma de aprimorar o time de organização e ter um campeonato mais sólido em 2007 houve a fusão com o CKA, um campeonato coordenado por Rogério Moro, Leandro Graunke, Murilo Paiva e outros. Nesse ano foram feitas tratativas e várias reuniões que iriam definir o formato de disputa, peso das categorias e o regulamento em geral. Assim, em 2008, surgiu o CKDA como o conhecemos e neste ano aconteceu duas novidades no campeonato. A primeira viagem de ônibus com um time super animado e a primeira prova em São Paulo no famoso Kartódromo da Granja Viana. 

Vídeo de lançamento da temporada 2009

A solidificação do campeonato estava em ascensão e as etapas mensais eram aguardadas com muita ansiedade pelos pilotos. As disputas cada vez mais acirradas pelo pódio e a luta cada vez mais feroz pelo título de campeão transformou o CKDA em uma incubadora de talentos com excelentes pilotos participando do certame e abrilhantando ainda mais o campeonato.

A gestão do campeonato passou por vários nomes que ajudaram a construir o forte nome e tradição do CKDA. De 2007 até 2014 passaram pela organização nomes como Rogério Moro, Leandro Graunke, Jeff Lima, Fernando Gomes, Sergio Pontarolli, Adib Sallum, Luiz Galvez e João Carlos Vieira. Contribuições muito valorosas que trataram do CKDA com a seriedade que merece. Em 2015 a gestão ficou a cargo de Rick Bull que junto com a ajuda de Romanix, Sergio Pontarolli, Luis Paulo e Jorge Fenianos chegaram ao incrível número de 60 pilotos distribuídos em 4 categorias.

O CKDA também é pioneiro na quantidade de pistas e traçados novos. Ao todo foram 16 pistas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Kartodromo de Interlagos, Granja Viana, Nova Odessa, San Marino, Kart Itália, Aldeia da Serra, Kartódromo de Registro, Kartódromo de São José dos Pinhais, Raceland, Parque Integrado Joinville, Kartódromo Beto Carrero, Kartodromo Indaial, Speedway Balneário Camboriú, Floripa Kart Ingleses, Velopark VP 1000 e VP 1500 e Kartódromo de Itu.

As inovações continuaram com as gestões que se sucederam. Em 2018, com a gestão feita por Marcelo Mori e Cleber Campos e o auxílio de Sergio Pontarolli e Jorge Fenianos, o campeonato passou a ter 3 categorias com a inclusão do campeonato paralelo por equipes além de traçados com Jocker Lap onde a estratégia era uma das armas dos pilotos. Além disso, uma inovação muito importante e um dos diferenciais do CKDA até hoje foi a implantação de fiscalização profissional de pista feita pelo time RA Racing. Desta forma ocorreu uma mudança no comportamento e postura dos pilotos dentro de pista pois até então a fiscalização era feita pelos próprios pilotos e organizadores. 

De 2020 a 2022 a organização do Campeonato ficou a cargo de Sérgio Lobo e Eduardo Gasparin. Mantendo o padrão e a qualidade das disputas o CKDA foi um dos únicos campeonatos que conseguiu fazer uma temporada completa apesar da pandemia de Covid que assolou o mundo entre 2020 e 2021. Um esforço gigante da organização que conseguiu inclusive, realizar uma etapa dupla no velopark com um grande número de pilotos inscritos. 

Após um ano sabático com apenas um evento com a marca CKDA estamos de volta em 2024 sob a Gestão de Edilson Bueno e Leandro Brum, com a missão de manter a tradição de sermos um dos maiores campeonatos de kart rental do sul do Brasil.